Descrição
O ano agrícola de 2019 registou temperaturas correspondentes à média dos últimos 20 anos, enquanto os valores de precipitação registados estiveram abaixo dos valores médios do mesmo período. Na Primavera e até início do Verão, as temperaturas foram mais altas que no ano de 2018, o que levou a um avanço considerável da fenologia da vinha, traduzindo-se na antecipação da vindima em cerca de 2 semanas, face a 2018. O Verão registou temperaturas mais baixas no período pintor-maturação, promovendo a evolução constante e homogénea da maturação, condições ideais para uma matéria prima de excelente qualidade.
Lançado pela primeira vez em 1992, o seu nome proveio do monte situado junto à albufeira da Caridade, na Herdade do Esporão. Na época, foi criado com a mesma origem e filosofia que o Esporão Reserva, mas com o intuito de chegar a mais pessoas e transformar o consumo de vinho diário numa experiência. Elaborado segundo a tradição vitivinícola do Alentejo, a sua diversidade de castas e técnicas de vinificação revelam o carácter típico da região onde nasce: aromas ricos, paladar suave e excelente aptidão gastronómica.
É um vinho composto por uvas de toda a região, fruto de parcerias com mais de 15 anos com fornecedores de várias sub-regiões, que seguem o mesmo Sistema de Produção Integrada pelo qual o Esporão se rege. Estas práticas sustentáveis, entre a quais a abolição do uso de pesticidas e herbicidas, são determinantes na qualidade e fertilidade dos solos, na capacidade de proteção natural da vinha e, consequentemente, na qualidade dos vinhos.
Sempre fiel às suas origens, Monte Velho é o Alentejo num copo, que tem vindo, ao longo dos anos, a afirmar-se como uma referência da região em Portugal e no mundo.