Descrição
Apresenta uma cor amarela, levemente intensa, com reflexos esverdeados.
Aromas predominantes de frutas cítricas, tropicais e maçã verde.
Com bom frescor, característico da variedade. Vinho elegante, fresco e com boa acidez.
Ficha Técnica
País: Argentina
Região: Lujan de Cuyo, Mendoza
Uva: 100% Chardonnay
Graduação alcoólica:13,5%
Temperatura ideal de consumo: entre 6 e 8ºC.
Harmonização: Seu frescor pede pratos leves. É um ótimo acompanhamento para peixes grelhados, frutos do mar em geral, bem como saladas verdes e queijos de sabor delicado.
Dica: Uma das principais regras de ouro é que peixe combina com vinho branco, correto?
Mas você sabia que a escolha dos peixes pode influenciar?
Confira abaixo os tipos de peixes que harmonizam melhor com o vinho branco:
Peixes leves
Peixes como a tilápia, linguado e robalo tem o sabor mais leve e combinam com vinhos com a mesma característica, como Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Verdejo — bebidas mais cítricas e refrescantes.
Peixes médios
Mais encorpados, peixes como bacalhau, bagre, garoupa e truta pedem vinhos de corpo médio e perfumados, como o Chardonnay e Chenin Blanc.
Peixes carnudos e saborosos
Já para peixes com sabores e textura mais marcantes, como salmão e atum, o ideal é a harmonização com Chardonnay e Riesling.
Curiosidade:
Quando os frutos do mar vierem acompanhados de molhos complexos, entretanto, é preciso olhar para mais do que a característica da carne. A famosa moqueca, por exemplo, combina com vinhos que ajudam a equilibrar a untuosidade e o sabor forte dos ingredientes, como Sauvignon Blanc e Riesling. Por outro lado, quando o prato é servido com molhos brancos com base em manteiga a pedida ideal é o Chardonnay.
Benjamin Nieto Chardonnay, um argentino de cor amarela, com reflexos esverdeados. Aromas de maçã verde, abacaxi e banaca. Em boca, é seco, possui acidez equilibrada e refrescante.