Descrição
- Produtor: O nomeViu Manenté parte da história e tradição do vinho chileno. Desde o começo, a empresa se constituiu como uma sociedade limitada, de propriedade familiar. Em 1935, Don Miguel Viu García, juntamente com seus filhos, fundou Bodegas Viu Manent, na cidade de Santiago e se dedicou ao comércio e engarrafamento de vinhos para o mercado chileno, utilizando sua marca própria, Vinos Viu Manent. No ano de 1966, sob a direção da segunda geração, Don Miguel Viu Manent adquiriu os primeiros vinhedos da empresa, a fazenda San Carlos de Cunaco, antigo e tradicional vinhedo plantado em meados do século XIX. Este fato marcou o começo de Bodegas Viu Manent na produção de seus próprios vinhos, unindo assim, a centenária tradição da Fazenda San Carlos de Cunaco na produção de vinhos com a experiência acumulada por gerações da família Viu na elaboração e comercialização. No final dos anos 80 e sempre sob o comando de Don Miguel Viu Manent, a família decidiu expandir suas atividades, começando a atuar no mercado de exportação. Este novo desafio foi assumido pela terceira geração da família, liderada por José Miguel Viu Bottini. Importantes e profundas mudanças aconteceram durante a década de noventa. Fortes inversões foram realizadas em tecnologia de vinificação e manejo de vinhedos, incrementando-se as variedades e superfícies plantadas com a aquisição de novas propriedades em selecionados “terroirs” e trabalhando fortemente na introdução de vinhos nos mais importantes mercados do mundo, estando presente em mais de 50 países atualmente. Viu Manent se projeta como uma vinícola intimamente comprometida com a qualidade de seus vinhos, com um selo único de cuidado, preocupação e dedicação à produção de excelentes vinhos.
- Uva – Malbec
- Região – Vale de Colchagua
- País- Chile
- Volume- 750ml
- Degustação: Cor vermelho intenso com matiz violeta. No nariz se destacam aromas a frutas vermelhas do bosque e especiarias, seguidos de uma sutil nota a frescos grãos de café. Em boca possui notas a fruta azul com leves toques a pimenta negra, acompanhado de taninos maduros, sedosos e bem integrados, com um final equilibrado e elegante
- Vinificação: A uva foi despalilhada e moída sendo levada a um tanque de aço inoxidável . Se realizou uma maceração pré-fermentativa a frio (10ºC) durante 3 dias, com o objetivo de conseguir uma maior extração de cor e aromas. A fermentação alcoólica foi realizada por leveduras selecionadas em temperaturas entre 26º a 28º C. Durante a fermentação se realizaram 4 remontagens diárias de curta duração para extrair somente os taninos mais elegantes e obter desta maneira um vinho mais frutal e amigável . Posterior a isto se realizou uma fermentação maloláctica natural em tanques e barris de carvalho. 8 % do vinho esteve durante 11 meses em barris de carvalho francês , enquanto o 92% restante, se guardou nos tanques de aço inoxidável e concreto para adicionar frutosidade e refrescância à mescla final.