02
jan
5 dicas para visitar Mendoza
- Posted by Empório Frei Caneca
- 0 Comment(s)
Nosso parceiro Rodrigo Sitta – blog VaoCubo nos trás 5 dicas especiais para visitar Mendoza. Confira abaixo a matéria especial.
Rodrigo Sitta – Blog VaoCubo
Recentemente voltei a Mendoza, o paraíso argentino para quem gosta de enoturismo. Em breve irei postar todos os detalhes das visitas às vinícolas!
Enquanto isso, ao longo desta viagem pude perceber alguns detalhes importantes que podem poupar algum dinheiro e principalmente evitar contratempos, melhorando assim a experiência.
Sei que muitos de vocês estão acostumados a viajar para Puerto Iguazu, na fronteira com Foz do Iguaçu, e também para Buenos Aires. Muitas facilidades que temos nessas cidades, como pagar quase tudo em reais, não encontramos sempre em Mendoza.
A seguir, 5 dicas de viagem que podem ajudar aos amigos durante a estadia na Província do vinho:
1. Ter sempre moeda local.
Nem tudo na cidade você consegue pagar em real ou mesmo em dólar. Pegar um táxi, por exemplo, pode não ser tão fácil se você não tiver pesos. E vale ressaltar, como lembrou um amigo nos comentários, que o serviço de Uber foi recém implantado e funciona muito mal.
Outra dica importante para quem chega em vôos no domingo, é trocar um pouco de dinheiro no aeroporto (bem pouco pois a cotação não ajuda). Não existem casas de câmbio abertas na cidade aos domingos.
2. Comprar vinhos em dinheiro.
E de preferência na moeda local! O melhor lugar para trocar é nas casas de câmbio oficiais, mas também é possível pagar em dólar e as vezes também em reais (perde-se um pouco na cotação em comparação ao câmbio oficial).
As compras de vinhos em efetivo, para quantidades acima de seis garrafas costumam ter 20% de desconto.
Mesmo para restaurantes e vinícolas, costuma ser mais interessante pagar em pesos. Assim evita-se os 6% de IOF do cartão. Também é possível pagar em dólar mas as cotações de câmbio variam muito, de local para local, e o melhor costuma ser o câmbio oficial (Casas de Câmbio).
E pra quem ainda não viu o Post sobre as regras para trazer vinhos na bagagem, segue o link novamente Regras para Transporte de Vinhos em Viagens Aéreas.
3. Não voltar com pesos para o Brasil.
É preciso ter cuidado com o quanto adquirir de moeda local. A inflação na Argentina é muito maior que no Brasil e guardar os pesos para uma próxima viagem, não costuma ser uma boa ideia.
Compre mais uma garrafa de vinho, faça um ótimo almoço ou jantar no aeroporto, compre um presente e em último caso troque novamente por dólar ou real, mas não traga pesos argentinos para o Brasil.
4. Ao escolher as vinícolas, não se baseie apenas na fama.
Já visitei inúmeras vinícolas e nem sempre as mais famosas foram as melhores experiências. Muitas vinícolas pequenas e menos famosas me surpreenderam.